Secretaria Única de Pós-Graduação
São Mateus - ES

Login Único e Acesso a plataforma GSuite For Education

Apresentamos aqui algumas informações sobre o login único e o email institucional dos alunos de pós-graduação. Com o login único e senha única da Ufes, o aluno terá acesso ao Portal do Aluno, ao Portal de protocolos da Ufes,  ao Moodle e aos demais serviços da instituição.

Todas as mensagens e informações da Ufes e dos docentes são encaminhadas para o e-mail pessoal do aluno, cadastrado no sistema no momento da matrícula.

Para acesso as salas de aulas no Classroom do Google, os docentes encaminharão mensagens para seu e-mail institucional seulogin.unico @ edu.ufes.br

 

Login Único 

O que é o login único (LU, ou senha única)?
O login único é uma credencial de acesso criada pela STI (Superintendência de Tecnologia da Informação da UFES) para possibilitar unificar os nomes de login e senha de todos os serviços de tecnologia da informação que são oferecidos pela UFES. Com o login único, é possível ter acesso ao Portal do Aluno e aos demais serviços da instituição, incluindo o g-suite, moodle, etc. 

Primeiro acesso

Quando o aluno é matriculado, ele recebe um e-mail de boas vindas com o link de acesso ao Portal do Aluno no mesmo e-mail cadastrado no sistema quando o aluno solicita a matrícula. Caso não tenha recebido esse e-mail, procure na pasta SPAM do seu email cadastrado. Caso não consiga encontrar esse e-mail de acesso, é necessário fazer o procedimento abaixo.

Para recuperar o acesso, é necessário acessar o portal de Primeiro Acesso, preencher o CPF e o e-mail utilizado na matrícula e seguir as orientações que serão encaminhadas para e-mail pessoal novamente.

 

Obs.: Se ainda persistir o problema, o estudante deve certificar-se de que seu CPF e seu e-mail estão cadastrados corretamente no sistema de matrícula. Você pode conferir enviando um e-mail para supgrad.ceunes [at] ufes.br

 

Acesso à plataforma G-suite/Meet/Classroom

O "G Suite" é um conjunto de ferramentas integradas de produtividade que permitem a comunicação e a interação entre pessoas. A plataforma GSuite For Education passa a compor o já existente conjunto de alternativas de interação on-line na Universidade.

Para ter acesso às ferramentas do Google, você precisa entrar no  link Gsuite da Ufes e logar no sistema. Informe o seu login e senha e clique em ENTRAR, antes de acessar no link recebido pelo professor/coordenador. 

 

Importante:
1) Informar no campo usuário: seulogin.unico
2) Caso não possua a senha, favor obtê-la em https://senha.ufes.br/site/recuperaCredenciais);
3) Se você possui outra conta particular do Gmail, atente para o uso das ferramentas do Gsuite somente na conta institucional;
4) Quando terminar de acessar os aplicativos e serviços que necessitam da autenticação por usuário e senha únicos, por favor, efetue a desconexão da sua conta, fazendo "logoff" ou "logout". Em seguida, feche seu navegador; 
5) O aluno só conseguirá acesso direto com o e-mail institucional se o link for gerado por uma conta institucional. Se o link for gerado por uma conta pessoa, o aluno não consegue ter acesso com o email institucional. 

Para mais informações sobre como utilizar as ferramentas do GSuite: Acesse tutoriais de capacitação para classroom e ferramentas G-Suite. 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540