Secretaria Única de Pós-Graduação
São Mateus - ES

Apresentação

Sobre a Secretaria Unificada de Pós-Graduação (SUPGRAD)

A Secretaria Unificada de Pós-Graduação (SUPGRAD) foi instituída com a finalidade de atender às demandas acadêmicas e administrativas dos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).

Sua atuação abrange o suporte a coordenadores, docentes e discentes, garantindo a organização e eficiência dos processos institucionais. Além disso, a SUPGRAD presta atendimento à comunidade interna e externa ao Centro, promovendo a comunicação e o alinhamento entre os diferentes setores envolvidos na pós-graduação.


Programas de Pós-Graduação do CEUNES

Atualmente, o CEUNES conta com cinco Programas de Pós-Graduação, sendo quatro Mestrados Acadêmicos, 2 Mestrados Profissionais e 1 Doutorado Acadêmico:

  • Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (PPGAT)
  • Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN)
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB)
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
  • Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional (PPGSC)

O PROFBIO é um curso semipresencial, ofertado em nível nacional, sob a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A UFES é uma das instituições associadas ao programa, oferecendo uma turma no CEUNES.


Principais Atividades da SUPGRAD

1. Interface com Coordenadores dos Programas

  • Publicar edital de seleção e resultados parciais/finais;
  • Atualizar cadastros no Portal Acadêmico (docentes, discentes, matrículas, disciplinas, turmas, notas, projetos, defesas);
  • Convocar e secretariar reuniões dos colegiados;
  • Divulgar decisões dos colegiados e calendário acadêmico;
  • Gerenciar trancamentos, desistências e desligamentos;
  • Receber e encaminhar correspondências;
  • Apoiar a coordenação na rotina administrativa.

2. Interface com os Colegiados dos Programas

  • Divulgar normas e regulamentos institucionais;
  • Apoiar a Comissão de Bolsa na documentação e seleção;
  • Encaminhar solicitações de compras com verba PROAP;
  • Controlar empréstimo de equipamentos (projetores, chaves);
  • Solicitar passagens, diárias e reembolsos via PRPPG;
  • Prestar contas dos auxílios recebidos;
  • Reservar transporte oficial entre São Mateus e Vitória;
  • Solicitar e organizar documentação para relatórios de viagem.

3. Interface com Discentes

  • Manter banco de dados atualizado;
  • Receber e cadastrar bolsistas;
  • Informar sobre normas, prazos e regulamentos;
  • Solicitar auxílios para eventos e viagens acadêmicas;
  • Emitir declarações, históricos e documentações;
  • Processar trancamentos, desligamentos e desistências;
  • Organizar documentação para solicitação de diploma;
  • Acompanhar processos de qualificação, proficiência, defesa e estágio de docência.

4. Interface com a PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação)

  • Auxiliar no envio de informações da pós-graduação (Plataforma Sucupira);
  • Encaminhar documentação dos bolsistas;
  • Providenciar documentos necessários para a confecção de diplomas.

5. Interface com a Comunidade Externa

  • Divulgar regulamentos e normas dos programas;
  • Receber inscrições de processos seletivos;
  • Prestar informações institucionais diversas.
Acesso à informação
Transparência Pública

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