Secretaria Única de Pós-Graduação
São Mateus - ES

Apresentação

Sobre a Secretaria Unificada de Pós-Graduação:

A Secretaria Unificada de Pós-Graduação (SUPGRAD) foi criada para atender demandas acadêmicas e administrativas dos Programas de Pós-Graduação do CEUNES. A SUPGRAD atende as demandas dos Coordenadores, discentes e dos docentes dos Programas de Pós-Graduação, além da comunidade interna e externa ao Centro.

 

Programas de Pós-graduação do CEUNES:

Atualmente o CEUNES possui 05 Programas de Pós-Graduação, sendo que 04 são Mestrados Acadêmicos (PPGAT, PPGBT, PPGEN e PPGEEB) e 01 Mestrado Profissional (PROFBIO).

O PROFBIO é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional, está sob a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a UFES é uma das instituições associadas ao programa, com turma no CEUNES.

 

 

Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical (PPGAT)

Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBT)

Programa de Pós-graduação em Energia (PPGEN)

Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB)

Programa de Pós-graduação Profissional em Saúde Coletiva (PPGPSC)

Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO): Site Oficial Sede Nacional  /  Site PROFBIO/CEUNES (site em construção)

 

 

Principais atividades da SUPGRAD:

SUPGRAD interface com Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação:

  1. Disponibilizar na página do Programa no site do CEUNES, o edital de seleção e o resultado de cada etapa que compõe o edital;
  2. Receber a inscrição dos candidatos aos exames de seleção;
  3. Organizar e encaminhar a documentação dos candidatos inscritos para a Comissão de seleção;
  4. Efetuar e manter atualizado no SAPPG/PRPPG, cadastros referentes ao Programa: docentes, discentes, matrícula de alunos regulares e especiais, disciplinas, turma, notas,  Monografia/Dissertação/Tese: cadastrar projetos, marcação de Defesa;
  5. Providenciar a convocação das reuniões do colegiado do Curso;
  6. Secretariar as reuniões;
  7. Divulgar as decisões do Colegiado de Curso;
  8. Divulgar o calendário acadêmico do curso, o local e o horário de aulas;
  9. Efetivar desligamentos, trancamentos e desistências de discente, no SAPPG;
  10. Receber correspondências referentes aos Programas e encaminhar aos coordenadores;
  11. Apoiar a coordenação para o bom funcionamento do curso.

 

SUPGRAD interface com demais membros dos Colegiados dos Programas de Pós-Graduação:

  1. Divulgar  normas e regulamentos institucionais relativos ao Programa de Pós-Graduação;
  2. Auxiliar a Comissão de Bolsa quanto à documentação e seleção dos discentes candidatos a Bolsa de auxílio;
  3. Arquivar os documentos dos discentes que recebem ou receberam Bolsas de Auxílio;
  4. Encaminhar as solicitações dos docentes para as aquisições feitas com verbas destinadas ao curso (PROAP);
  5. Divulgar o calendário acadêmico do curso e o horário de aulas;
  6. Disponibilizar Projetores e chaves dos prédios aos docentes e manter o controle de empréstimo e devolução;
  7. Solicitar junto à PRPPG passagens, diárias, ajuda de custo e reembolso para participação em congressos;
  8. Encaminhar à PRPPG prestação de contas dos auxílios recebidos;
  9. Solicitar diárias e passagens para bancas de defesa de dissertação e professor visitante;
  10. Fazer reserva de transporte oficial para traslado de professores de banca, professor visitante, entre São Mateus X Vitória;
  11. Solicitar documentação para relatório de viagem dos beneficiados com diárias.

 

SUPGRAD interface com discentes:

  1. Manter atualizado o Banco de Dados dos discentes do curso;
  2. Receber a documentação dos discentes candidatos a Bolsa de auxílio;
  3. Cadastrar/cancelar cadastro aluno bolsista no SAPPG/UFES;
  4. Encaminhar a PRPPG relação dos alunos com seus respectivos números de matrícula, para confecção das carteirinhas de estudantes;
  5. Manter os discentes informados sobre as normas, regulamentos e prazos relativos ao Programa de Pós-Graduação;
  6. Divulgar o calendário acadêmico do curso e o horário de aulas;
  7. Solicitar junto à PRPPG passagens, ajuda de custo e rembolso para participação em congressos;
  8. Encaminhar à PRPPG prestação de contas dos auxílios recebidos;
  9. Emitir declarações, históricos parciais e demais documentações solicitadas;
  10. Efetivar desligamentos, trancamentos, desistências, no SAPPG;
  11. Abrir e preparar processo/protocolado com justificativas de desligamentos, trancamentos e encaminhar ao colegiado para avaliar e emitir parecer;
  12. Encaminhar históricos atualizados a cada semestres;
  13. Conferir e organizar documentação do discente para solicitação de  Diploma;
  14. Abrir processo para cada aluno, solicitando diploma e encaminhar à PRPPG;
  15. Receber, encaminhar e manter arquivados os documentos atualizados relacionados aos exames de qualificação e proficiência em língua estrangeira, defesa de dissertação e estágio de docência.

 

SUPGRAD interface com a  Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG):

  1. Auxiliar a Coordenação no preenchimento e encaminhamento de informações da Pós-graduação (Plataforma Sucupira) à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;
  2. Encaminhar documentação de alunos bolsistas;
  3. Encaminhar à PRPPG toda a documentação necessária referente ao Programa de Pós-Graduação para fins de confecção de diplomas. 

 

SUPGRAD interface comunidade externa:

  1. Divulgar as normas e regulamentos institucionais relativos ao Programa de Pós-Graduação;
  2. Receber inscrições de processos seletivos;
  3. Prestar informações diversas.
Acesso à informação
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