Apresentação
Sobre a Secretaria Unificada de Pós-Graduação (SUPGRAD)
A Secretaria Unificada de Pós-Graduação (SUPGRAD) foi instituída com a finalidade de atender às demandas acadêmicas e administrativas dos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).
Sua atuação abrange o suporte a coordenadores, docentes e discentes, garantindo a organização e eficiência dos processos institucionais. Além disso, a SUPGRAD presta atendimento à comunidade interna e externa ao Centro, promovendo a comunicação e o alinhamento entre os diferentes setores envolvidos na pós-graduação.
Programas de Pós-Graduação do CEUNES
Atualmente, o CEUNES conta com cinco Programas de Pós-Graduação, sendo quatro Mestrados Acadêmicos, 2 Mestrados Profissionais e 1 Doutorado Acadêmico:
- Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (PPGAT)
- Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN)
- Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB)
- Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
- Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional (PPGSC)
O PROFBIO é um curso semipresencial, ofertado em nível nacional, sob a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A UFES é uma das instituições associadas ao programa, oferecendo uma turma no CEUNES.
Principais Atividades da SUPGRAD
1. Interface com Coordenadores dos Programas
- Publicar edital de seleção e resultados parciais/finais;
- Atualizar cadastros no Portal Acadêmico (docentes, discentes, matrículas, disciplinas, turmas, notas, projetos, defesas);
- Convocar e secretariar reuniões dos colegiados;
- Divulgar decisões dos colegiados e calendário acadêmico;
- Gerenciar trancamentos, desistências e desligamentos;
- Receber e encaminhar correspondências;
- Apoiar a coordenação na rotina administrativa.
2. Interface com os Colegiados dos Programas
- Divulgar normas e regulamentos institucionais;
- Apoiar a Comissão de Bolsa na documentação e seleção;
- Encaminhar solicitações de compras com verba PROAP;
- Controlar empréstimo de equipamentos (projetores, chaves);
- Solicitar passagens, diárias e reembolsos via PRPPG;
- Prestar contas dos auxílios recebidos;
- Reservar transporte oficial entre São Mateus e Vitória;
- Solicitar e organizar documentação para relatórios de viagem.
3. Interface com Discentes
- Manter banco de dados atualizado;
- Receber e cadastrar bolsistas;
- Informar sobre normas, prazos e regulamentos;
- Solicitar auxílios para eventos e viagens acadêmicas;
- Emitir declarações, históricos e documentações;
- Processar trancamentos, desligamentos e desistências;
- Organizar documentação para solicitação de diploma;
- Acompanhar processos de qualificação, proficiência, defesa e estágio de docência.
4. Interface com a PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação)
- Auxiliar no envio de informações da pós-graduação (Plataforma Sucupira);
- Encaminhar documentação dos bolsistas;
- Providenciar documentos necessários para a confecção de diplomas.
5. Interface com a Comunidade Externa
- Divulgar regulamentos e normas dos programas;
- Receber inscrições de processos seletivos;
- Prestar informações institucionais diversas.